Vendendo na Internet

Para vender, não importa qual seja o negócio, é preciso satisfazer o cliente. Na internet, a lógica é a mesma. No entanto, devido a particularidades do universo online, é preciso estar atento a fatores-chave de sucesso. Caso contrário, por maior que seja o esforço, as vendas na web podem não decolar.

Para nós que temos pequenos negócios, ter uma boa vitrine online é essencial para vender o que mais amamos fazer. É normal a gente gastar um tempão produzindo e pouco tempo divulgando e vendendo. Temos serviços de loja virtual contratados mas pouco sabemos se estamos atendendo bem nossas clientes. 


Aqui vão algumas dicas para você fazer um check-list no seu negócio online:

Será que estou preparada mesmo?
Conhecer tudo que está por trás de um e-commerce é imprescindível. Será que tenho noção sobre os investimentos que já fiz e quais mais são necessários? Tenha sempre anotado no papel os custos para manter o serviço de loja virtual contratado mensal ou anual, o custo do seu domínio (www.meuatelie.com.br), o custo de identidade visual para sua loja. Se surgir a necessidade ou a oportunidade de alguma mudança, ter tudo anotado ajudará a avaliar e planejar. 

Ter um site 100% funcional e de ótima navegabilidade
Tudo que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter facilidades ao entrar na loja (usabilidade), seja pelo computador ou pelo celular. Caso contrário, ele desiste em um clique e dificilmente voltará. Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas e de baixa qualidade, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor da letra inadequada, site não adaptável para celular. De tempo em tempo navegue você mesma na sua própria loja e verifique tudo. Peça também para alguma amiga ou pro seu marido fazer o mesmo. Arrume o que precisar e sempre atualize dados e informações.


Ser verdadeiro e legal
Deve-se evitar prometer o que não se pode cumprir. Também é bom não deixar o cliente confuso, por exemplo, sobre cobrança de frete ou prazo de entrega. Isso dará confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra. Já em termos legais, cuide para alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais (nome, CNPJ, atendimento ao cliente etc.).

Ter obsessão pela logística
Não existe contato físico na compra pela web e isso gera uma grande expectativa no cliente para receber a mercadoria. O tempo de espera deve ser igual ou menor que o prazo acordado no site. E a mercadoria tem que chegar impecavelmente embalada. Sempre! Se a encomenda for enviada pelos Correios, acompanhe a entrega. Se houver algum atraso comunique imediatamente o cliente. 

Oferecer multicanais ao cliente
É necessário ter um e-mail específico para o atendimento ao cliente e se possível colocar o número de telefone à disposição. Ter um blog e estar presente nas redes sociais é mais um canal amigável para conversar. É muito importante facilitar ao máximo o acesso do cliente ao negócio, pois o comprador pode sentir a necessidade de contatar a loja antes, durante e depois da compra. E todos os canais precisam efetivamente funcionar. Se algum não funciona, é melhor não ter.

Anunciar
Há muitas maneiras de fazer anúncios na internet: por links patrocinados (destaques em mecanismos de busca como Google) ou pelas mídias sociais (canais nos quais se pode ter uma segmentação de público-alvo mais refinada). Evite anúncios forçados e inoportunos, como publicar propaganda em comentários no facebook de outras pessoas ou empresas. Particularmente, não gosto de "comprar" ou "trocar" cliques com sorteios e descontos, mas de toda forma é outro meio de conquistar clientes e possíveis vendas. 

Otimização para mecanismos de buscas (SEO)
O trabalho de SEO é otimizar um site e direcionar os motores de busca para dar destaque ao conteúdo. Pra quem usa serviços contratados de loja virtual, de atenção especial aos campos de "tags" e "descrição resumida para Google" na hora de cadastrar o produto. Hoje, os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos que navegam na web. Portanto, ter um site bem posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto. O trabalho de SEO deve ser ininterrupto e detalhado para gerar resultados relevantes. Quando bem-feito, gera maior visibilidade para o negócio e diminui a necessidade de investimentos em anúncios.

Ter um site seguro
Há diversas empresas que oferecem serviço de proteção ao site, análise de vulnerabilidades e bloqueio de ataques para garantir operações seguras. É preciso avaliar a solução ideal para o porte do negócio, mas não se pode deixar de garantir segurança ao cliente no momento da compra, pois este é um dos fatores mais determinantes de compra no mercado digital. Volto a ressaltar, quem tem serviços de loja virtual contratados pode ativar mecanismos simples que aumentam a segurança do site. Pesquise ou contate o prestador de serviço.


Investir na gestão do negócio
Depois que o cliente clica no botão comprar, inicia uma complexa e delicada operação, invisível aos olhos dos clientes, que inclui a produção da peça e/ou controle de estoque, logística e acompanhamento de entrega, gerenciamento de pedidos, faturamento, entre outros. O Back Office (“a parte de trás do balcão”) representa a estrutura física completa nos bastidores da loja virtual e é fundamental gerenciá-lo para garantir que o produto adquirido pelo cliente seja entregue de acordo com as especificações e no prazo combinado.


Dedique um tempinho semanal para cuidar desses detalhes no seu e-commerce e verá bons resultados! Que tal começar hoje?

Beijos,
Gi

Texto base: Sebrae Nacional - https://goo.gl/jafUqC

Comentários

  1. Ótimo post! Empreender com profissionalismo significa dispensar tempo aos detalhes para transformar um sonho em negócio. Adorei ler seu post neste momento em que tenho pensado tanto em abrir um pequeno negócio. Não é fácil, mas a disciplina e a motivação ajudam a superar as dificuldades, sobretudo de tempo (para as mães empreendedoras rsrs). Bjs gratos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Gi! Você é uma grande inspiração para o meu trabalho!

    ResponderExcluir
  3. ótimo!! completo e escrito de forma muito clara! Obrigada Gi!

    ResponderExcluir

Postar um comentário