1 de outubro de 2014

Mug Rug, o tapetinho de caneca

Hoje é oficialmente meu primeiro dia de licença maternidade. Nosso pequeno ainda não nasceu, o que deve ocorrer dentro de duas semanas, mas precisava "parar" para terminar todos os preparativos pra chegada dele, como arrumar a malinha da maternidade, mais algumas coisas em casa... enfim, sossegar para esperar por ele bem tranquila.

Mas, mas, mas, não pretendo abandonar o blog até meu retorno no próximo ano, e para começar essa nova fase compartilho com vocês o PAP do Mug Rug que originalmente ofereci para a edição de inverno da revista craft e cia. Espero que possam aproveitar bastante!

E para ver a edição de inverno completa da revista craft e cia, acesse o link abaixo:

. . .

Mug Rug - O tapetinho de caneca que vai inspirar bons momentos!

A estação mais fria do ano chegou e com ela nosso desejo por uma bebida quentinha sempre por perto só aumenta. Não importa onde estejamos... No ateliê costurando, no escritório de trabalho, no sofá da sala lendo a craft e cia ou na cama antes de dormir, em todo lugar podemos ter um charmoso Mug Rug para compor o cenário e acomodar nossa caneca com chá, café ou chocolate quente! E ainda sobra espaço para um biscoitinho... que tal?

O Mug Rug, ou tapete de caneca, é um tipo de mini jogo americano ou de porta-copos mais elaborado. Ele geralmente vem decorado com tecidinhos coloridos, botões e rendinhas e é perfeito para encantar o seu inverno. Capriche na escolha dos detalhes e faça o seu e muitos outros para presentear as amigas!

Materiais
Tecidos 100% algodão em cores e estampas variadas; entretela (a mesma usada para gola de camisa); manta R2; feltro; botões; rendinha de algodão; linha de bordado; linha de costura; agulha de mão e/ou máquina de costura.

Como Fazer
Com um lápis, risque na entretela um retângulo de 23cm x 15cm. Depois, risque linhas diagonais com ângulo de 45º e largura de 3cm. Corte os tecidos escolhidos em tiras de 5cm (ou faça algumas com 10cm) e costure uma a uma sobre a entretela passando o ponto reto sobre o risco do lápis – comece costurando por um dos quatro cantos. Risque um coração sobre o feltro, corte e borde com ponto caseado e linha de bordado sobre as tiras já costuradas. Aplique os botões com linha de bordado sobre o coração de feltro. Aplique a rendinha de algodão sobre uma das tiras, no canto oposto ao coração. Corte na manta R2 um retângulo de 23cm x 15cm. Para o forro, corte no tecido um retângulo de 23cm x 15cm. Com o ferro, una o forro e a manta R2. Sobre a manta R2 posicione a parte das tiras costuradas com a entretela e alfinete. Prepare um viés de 4.5cm no tecido de algodão ou use viés de rolo. Aplique o viés por toda a volta da peça fazendo canto mitrado nos ângulos de 90º (ou arredonde os quatro cantos antes de costurar o viés). 


Dica para o viés!
Aprenda a fazê-lo com tecido 100% algodão assistindo aos videos do artesão Marinaldo Ferreira:
Parte 1 | http://youtu.be/ESvTjKYIGHQ
Parte 2 | http://youtu.be/5GTTV9VxrP8

. . .

Com carinho,
Gi

6 comentários:

  1. Oi Gi, como não sou religiosa, desejo que o universo se encarregue de recebe-lo muito bem...ou como dizia minha mãe..."que Nossa Senhora do Bom Parto lhe de uma boa hora".....kkk...beijos querida e que tudo corra muito bem e que vcs sejam muito felizes

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Gi, como a data da últimas postagem foi dia 01/10, acredito que seu pequenino lindo já esteja aí com vocês em meio a tanta alegria e amor. Felicidades a toda família!!!Beijão!
    Apesar de eu ter feito somente uma oficina com vc, sinto saudades. Foi ótimo,adorei!!!

    ResponderExcluir