Não costuro sem eles!

Clover, a minha mais+mais queridinha!


Esta postagem estava nos meus pensamentos há pelo menos 4 meses: reunir os queridinhos do ateliê que proporcionam uma costura com mais qualidade e, porque não, mais fácil. Alguns foram adquiridos no comecinho da Gizoca, outros no meio da jornada por necessidade básica e, por fim, alguns miminhos que além de funcionais e de marcas excelentes eram meus sonhos de consumo. 

Para começar, itens indispensáveis que precisam morar junto da máquina de costura: chave de fenda pequena para trocar agulhas e pés calcadores; desmanchador de costura que pode ser dos mais simples aos miminhos, como este da Clover; pinça para desvirar alças estreitas ou colocar fita e elástico.


Abaixo, pé calcador para acolchoado que veio de fábrica com a minha máquina. Ele é perfeito para fazer matelassê e costurar coisas mais grossas com várias camadas de tecido e manta. A Singer também vende avulso e é uma boa pedida para quem não tem! 


Lápis, borracha e apontador nunca podem faltar por aqui! Amo estes lápis 6B ou 7B das marcas KOH-I-NOOR ou Stabilo. Originalmente eles são para desenho, mas uso para riscar moldes e fazer anotações. A borracha soft da Pentel também é original para desenho, mas uso para apagar algum risco de lápis sobre o tecido, especialmente quando faço matelassê. O apontador da Clover é todo de metal pesado e foi miminho da última viagem... sonho de consumo consumado! EXCELENTE! Com letra maiúscula mesmo! rs!


Nas 3 fotos seguintes está o trio de corte que faz tudo ficar mais fácil e perfeito. Primeiro, cortadores circulares de 45mm. O da esquerda é da Omnigrid e novo por aqui, já o da direita foi o meu primeiro e presente da minha mãe há pelo menos 4 anos atrás. Ambos são muito bons, apesar de eu ter uma certa "quedinha" pelo mais antiguinho... Na segunda foto, duas réguas maravilhosas. A de cima é uma régua centralizadora (o "0" é no meio da régua) da EK Sucess, original do Scrap, que uso muito para posicionar botões. A de baixo é uma régua de corte antiderrapante da Omnigrid de 4" x 14" { já falei sobre ela aqui }. Por último, a melhor base de corte forever! Também foi presente da minha mãe junto com o cortador. Ela é pequena, 30 x 45 cm, mas perfeita para trabalhos não muito grandes. A marca é OLFA e para o tempo e uso dela, está perfeita. A próxima aquisição também será OLFA apesar do preço ser maior. Recomendo!




Sou fã de tesouras, tenho várias e uso todas, por incrível que pareça. Cada uma tem seu uso... Separei minhas duas preferidas. Esta de cor azul é uma tesoura grande para cortar exclusivamente tecidos, da marca Singer. Já é a terceira que passa por aqui e espero que muitas outras ainda possam me fazer companhia! Abaixo está a tesourinha pequena que mora sempre na minha máquina de costura, para cortar linha. O nome é Color Bee, a marca é EK Sucess e o material da lâmina é titanium, com um fio super resistente.


Estes clips da Clover foram a revolução de 2013 aqui no ateliê! É incrível como facilitaram meu trabalho especialmente para costurar viés. Para quem precisa fazer acabamento à mão em mantas de patchwork é uma ótima pedida. Os alfinetes da Clover também são fantásticos! Eu costumo dizer que eles tem prazer em entrar no tecido... são tão suaves... Só meus dedinhos é que sofrem, porque assim como entram fácil no tecido o mesmo acontece nos dedos! rs! 



A maior parte dos materiais são importados e por aqui o preço não ajuda. Mas ainda assim penso que vale o investimento em prol de um trabalho mais bem acabado. Eu fui adquirindo aos poucos e de acordo com a necessidade que ia sentindo. Como o investimento não é baixo, tenha sempre um cuidado extra na hora de armazenar, usar e emprestar. 

E se você ficou na dúvida sobre por onde começar, minha dica é: tenha sempre em mãos boas ferramentas de corte, ou seja, uma boa tesoura só para tecidos e um cortador circular com uma lâmina boa e afiada. Sobre bases de corte, uma boa marca é essencial! Marcas genéricas custam menos mas se acabam muito rápido. 

E no seu ateliê, quais são os queridinhos que você não costura sem eles estarem por perto? 

Beijos,
Gi

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ahááá... aí estão os segredos de um acabamento tão perfeito! =)
    Eu tenho produtos by Gizoca e super recomendo!

    ResponderExcluir
  3. Amei o post Gizoca!
    Você esqueceu de um item importantíssimo e que não pode faltar na hora da costura! O ferro de passar! Percebi isso quando o meu velho de guerra resolveu não funcionar na semana passada! Não pude produzir mais nada!
    Abraço querida!
    Sara

    http://princesalivre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Post nota 10 !!!
    Amei !!!
    No meu cantinho nao posso ficar sem o desmanchador de costura,tesouras,cortadores circulares e botoes.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, Gi!!! Preciso muuuito dos clips..... :)
    Dos alfinetes tbém mas sou muito relaxada... perco muitos....

    ResponderExcluir
  6. Ameeeei! Gostaria de saber onde eu poderia achar essa tesoura, fiquei apaixonada! Obrigada! Bjus!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Adorei tudo! Não vivo sem isso támbem! Realmente materiais de melhor qualidade custam mais mas vale a pena investir né!

    ResponderExcluir

Postar um comentário