{ Caixa de Costura | 03 }


Noivinha em Feltro [ pap e molde ]

Uma linda noivinha em feltro para topo de bolo ou lembrancinha.
Use a criatividade para personalizá-la!

Materiais:

Feltro nas cores: branca, rosa claro (pele), rosa pink e verde; linha de Pesponto ou meada de 6 fios nas cores dos feltros; fio de juta; linha Brisa (cor: 1785); missangas pretas; tule branco; blush; cola quente; agulha de mão; tesoura pequena; fibra siliconada.

Como Fazer:

01. Cortar o corpo no feltro branco (2x).

02. Bordar os detalhes da parte da frente do corpo: florzinhas de feltro com missangas ou rendinha branca.

03. Cortar as botas no feltro branco (4x) e costurar com ponto caseado toda a volta. Quando costurar a parte superior, encher com fibra siliconada e prender junto as pernas de fio de juta (6 cm de comprimento).

04. Cortar as mãos no feltro rosa claro (4x) e costurar com ponto caseado toda a volta. Encher com fibra siliconada e costurar junto os braços de fio de juta (4 cm de comprimento).

05. Começar a costurar o corpo pela parte onde ficará a cabeça. Fazer toda a volta, prendendo juntos os braços e pernas, e deixar um espaço aberto para encher o corpo com a fibra siliconada. Após encher com a fibra, terminar a costura. O corpo está pronto!

06. Cortar a cabeça no feltro rosa claro (1x) e costurar como se fosse um fuxico. Antes de fechar e arrematar, encher com a fibra siliconada.

07. Com a cabeça costurada e preenchida de fibra, costure os olhos (2 missangas pretas) começando e arrematando o ponto pela parte de trás, puxando de leve para que os olhos fiquem “enterrados” no rostinho. O modelo da foto não tem boca, mas caso seja necessário, costurar começando e arrematando o ponto por trás. As bochechas são feitas com blush e com a ajuda de um cotonete.

08. Para o cabelo, usar linha Brisa na cor 1785 (para os cabelos castanhos). Para facilitar, cortar um retângulo de papelão com 9 x 4 cm. Dar 80 voltas com a linha no retângulo (na maior medida, 9cm). Para finalizar, cortar um pequeno pedaço da linha e dar um nó a 3 cm, ou seja, dos 9 cm do retângulo, 3cm serão para a franja e 6cm para o comprimento do cabelo.

09. Colar com cola quente o cabelo na cabeça. Posição: centralizar o nó que separa a franja do comprimento do cabelo na parte superior e central da cabeça.

10. Colar com cola quente a cabeça no corpo. Deixar secar e retocar com a cola para fixar bem. Cortar o cabelo para alinhar as pontas do comprimento e da franja.

11. Fazer o acabamento com o tule e algumas flores de feltro. Colar com cola quente o véu em cima do nó do cabelo.

12. Fazer as flores (retângulo de 5 x 1 cm enrolado) e as folhas do buquê (conforme o molde) com o feltro. Colar com cola quente o buquê e as mãos unidas no corpo.

Importante!
Os moldes estão reduzidos em 50%.

. . .

* O molde foi adaptado da revista japonesa Little Felt Cutties. *

* Este passo a passo também foi publicado na edição de Maio de 2009 do Jornal Artesanato de Florianópolis/SC.

. . .

Aproveitem bastante!!!

Um beijo,
Gi