23 de junho de 2009

{ Caixa de Costura | 01 }

Dicas para trabalhar com Feltro

A seção Caixa de Costura chega para trazer muitas dicas, pap (passo-a-passo), moldes e novidades para quem curte o fantástico mundo craft. Além disso, um blá-blá-blá, embalado com cookies e café, contando um pouco do que acontece aqui no ateliê e do que gira em torno dele.

Será mesmo como uma Caixa de Costura, onde encontramos sempre muitas linhas, pedacinhos de tecidos, fitinhas e agulhas para dar um toque especial naquela peça fofa que estamos fazendo com amor...

É uma forma que encontrei para agradecer a tantas amigas queridas que dividiram (e ainda dividem) muitas dicas, moldes e novidades comigo, e contribuir com tudo isso, colocando um pouco de mim e do que aprendi até hoje.

E inaugurando a seção, conheça algumas dicas para trabalhar com feltro, uma das paixões da Gizoca!

- Sempre cortar junto a parte da frente com a parte de trás. Isso facilitará o encaixe entre as duas partes na hora da costura.

- Para cortar peças pequenas no feltro, dê preferência por uma tesoura pequena e bem afiada. Aqui na Gizoca a tesourinha da EK Sucess, chamada Cutter Bee, não pode faltar!

- Para fazer o ponto caseado no feltro, usar linha para Pesponto ou linha para ponto cruz (meada de 6 fios) com apenas 2 fios.

- Na escolha da linha, tenha atenção com a cor do feltro: quando mais parecida a cor da linha com a cor do feltro, melhor ficará o acabamento.

- Ao fazer o ponto caseado, tenha cuidado com o tamanho do ponto: quando menor a peça, mais delicado e pequeno precisa ser o ponto caseado.

- Use uma agulha longa (4,5 ou 5 cm) e fina. Isso facilitará a tarefa de fazer o ponto caseado pequeno e fará com que fique bem acabado. Agulha grossa não combina com pontos pequenos!

- Para colar feltro, use sempre cola quente ou cola de silicone líquido.

- Ao invés de usar flores de feltro, é possível usar flores de paetê, encontradas em lojas de material para bijuteria.

- E lembra-se sempre, use a criatividade para dar um toque bem pessoal a cada peça que você fizer!


Bom trabalho!!

Beijos,
Gi